Previsão 2025

Disclaimer: Este texto não é uma recomendação de investimento, é apenas uma opinião pessoal. Don’t Trust, Verify!

A divulgação do interesse na criação de EFTs por parte da BlackRock, provocou uma mudança de 180 graus no mercado, outras empresas seguiram o exemplo. O olhar de grandes instituições perante o Bitcoin mudou drasticamente.

Desde esse momento, eu estou a viver numa espécie de negação, eu sou negativista por natureza, pode trazer água no bico. Sempre me habituei a ouvir os Larry Fink’s desta vida a falar mal de Bitcoin, agora quando falam bem deixam-me muito desconfortável, não sei como reagir a isto, talvez tenha medo de ter uma enorme decepção, não sei.

Primeiro, eu não acredito que Larry Fink tenha mudado de convicção, ele apenas percebeu que os seus clientes querem Bitcoin, assim para não os perder e para conquistar novos clientes, mudou a oratória, apenas isso. Ele percebeu que existe um mercado muito grande, quer tirar proveito económico disso.

Eu estou demasiado bullish para o próximo ano, a minha previsão de preço é demasiado boa para ser verdade, eu prefiro pensar sempre no pior, assim tudo o que vier é ganho. Isto tudo ainda é muito ses; se os ETFs forem aprovados…; se terá adesão…, é um mar de incertezas. Eu já tinha pensando num cenário (pré-BlackRock), mas ficou completamente desatualizado após BlackRock. 

Eu não falo muito de preços do btc, gosto mais de falar do valor do bitcoin, mas é algo incontornável, temos que viver com isso, o preço também é um factor que influencia para o crescimento na adoção.

Pré-BlackRock

Esta é a ideia que eu tinha, antes de ser público o interesse da Blackrock. 

Eu acredito que vai acontecer um enorme choque na oferta, atualmente a liquidez está em forte devido à procura, que irá crescer ainda mais e também no próximo ano irá acontecer o Halving, que irá reduzir drasticamente a oferta. 

Assim, com o aumento na procura e uma redução na oferta, vai provocar um enorme choque na oferta, a liquidez nas exchanges vai desaparecer e vai provocar uma forte valorização do btc.

Apesar de tudo, as minhas previsões para o ATH é de 120.000$ a 150.000$, são números modestos, mas onde eu acredito (espero) que vai mudar muito é o fundo do ciclo, eu espero que a queda fique até aos 50%, por volta dos 60.000$.

Repito, isto era a ideia e valores que eu tinha projectado antes da BlackRock.

Pós-BlackRock

Caso os ETFs sejam aprovados, a previsão anterior é demasiada conservadora, os preços serão altos. Eu acredito que no primeiro ano, a alocação destes fundos ainda será baixa, mesmo que seja 1 ou 2%, significa um volume de dinheiro muito grande para o marketcap do bitcoin.

Além disso, eu acredito que acontecerá um forte Short squeeze no mercado, será uma subida muito rápida num curto espaço de tempo. A subida prolongará num ritmo mais moderado, durante o resto do ciclo.

Como eu disse em cima, eu estou numa espécie de negação, não quero pensar nos preços num cenário que os ETFs são aprovados. Prefiro ter e manter em mente, o primeiro cenário que eu fiz, antes do interesse da BlackRock, quando fiz uma análise isenta. Qualquer análise que eu faça agora, não será isenta, terá sempre preços exorbitantes, nem quero pensar nessa situação. Prefiro manter o cenário inicial.

A minha idade e muitos anos a acompanhar o Bitcoin, leva-me a ser mais moderado, a não acreditar, desconfiar sempre dos políticos e das pessoas do mundo financeiro, rapidamente mudam de opinião, são como um barco à vela.

Em qualquer dos cenários, o mais importante seria que o fundo após ATH, seja até 50%, seria o ideal para o próximo ciclo, talvez seja ambicioso porque no anterior foi perto dos 80%, é mais importante diminuir a queda, do que a subida, ou seja, reduzir a volatilidade, uma subida mais lenta, gradual, contínua, com quedas muito ligeiras. Quando o bitcoin atingir esse equilíbrio, o crescimento da adoção será generalizada no mundo, especialmente nos países onde faz mais falta, nos países em desenvolvimento como moeda, onde as poupanças das pessoas são devoradas pela inflação.

Só espero que não existam problemas nas exchanges, a diminuição de liquidez vai ser de tal dimensão, quem vender IOU sem colateral, vai ficar descalço, vão ser descoberto. Mas para os clientes será tarde demais,  por isso retire todos os btcs das exchanges de imediato.

Fix the money, Fix the World.