Neste período de inverno cripto, que provavelmente se vai prolongar até ao final do ano, é um bom momento para fazer uma nova reflexão. São reflexões curtas que possivelmente eu irei aprofundar no futuro.
Aviso: Todo o conteúdo é apenas a minha opinião, não representa qualquer tipo de aconselhamento financeiro.
Luna
Na vida e nas criptos, é nos períodos mais difíceis que se descobre quais são os melhores projectos. Em bullrun, todos os projectos são geniais e revolucionários, o pior é quando chegam os invernos. Muitas criptos são desenvolvidas a pensar no crescimento, o pior é quando acontece o contrário, o mercado contrai e os projectos colapsam, foi o que aconteceu com a Luna e a sua Stablecoin UST, era um projecto top 10.
Já passaram algumas semanas, ainda existem muitas dúvidas no que esteve na origem do pânico, e levou as pessoas a desfazerem-se da UST, em pouco horas o UST e Luna fora a zero.
A Luna em pouco tempo passou de 64$ a 0.00003$ e para piorar, ainda mais, o seu mecanismo de luna/terra criou trillion de luna
Eu sempre fui um forte crítico das stablecoins e duplamente crítico das stablecoin algorítmicas.
Se eu acho as FIAT um produto mau, devido à constante impressão e manipulação feita pelos políticos. As stablecoin são um sintético, tem os mesmos problemas das FIAT e ainda temos que acrescentar o problema, se existe ou não lastro a esses sintéticos, ou seja, é duplamente problemático.
Por isso eu defendo que as stablecoins não deveriam ser geridas por empresas privadas (geralmente com pouca transparência) mas sim geridas pelos seus bancos centrais. Apesar de eu concordar com o controle da stablecoin pelos respectivos bancos centrais em blockchain públicas mas eu sou totalmente contra as CBDC.
Uma das razões para o forte crescimento da Luna/UST é devido ao enorme APY (juros anual), que chegou a ser de 20%, atraindo biliões de dólares. A ganância das pessoas, levando-as a investir grandes quantias. É impossível algo sobreviver a um juro tão alto, é expectável que o projecto colapsa-se.
Na sequencia a Tron, criou um Stablecoin (USDD) semelhante à da Luna e está agora a oferecer 30% de APY, o mundo não aprende com os erros, a ganância é sempre mais forte.
Se algo necessita de ser regularizado é as Stablecoin, mas os políticos continuam à nora, não percebem minimamente deste mundo.
Tether
O colapso da UST, fez estremecer um pouco o mercado das stablecoin, a tether surpreendeu-se pela positiva, temi por ela, mas as dúvidas do passado continuam.
Após o colapso da UST, a Tether perdeu 10 Mil Milhões de marketcap e resistiu sem problemas, parte desse capital foi para a USDC, que é algo bom para o mercado. USDC/Cirle é uma empresa muito mais transparente que a Tether.
Play-to-earn
A Axie Infinity é, possivelmente, o maior projeto play-to-earn, da alta de Novembro, passou de 160$ para 20$, neste momento.
Como se previa, a queda foi enorme. Não sei como vão dar a volta, se alguma vez vão dar a volta, mas o play-to-earn continua a ser um enorme ponzi.
É claro que a indústria dos jogos vai passar para os NFTs, eu sou crítico é da ideia que as pessoas vão ganhar dinheiro. Os NFTs vão ser criados para as pessoas gastarem dinheiro, poderá esporadicamente um valorizar muito, talvez, mas 99,999% vão valer menos, que na compra inicial.
A única evolução que existiu, é que foram criados esquemas semelhantes, move-to-earn, sex-to-earn.
ETH2.0
Em relação ao ETH2.0, eu estou com um mau pressentimento, já foi adiado várias vezes, houve problemas nos testes. A meu ver o pior, é enorme hype que existe na comunidade, a expectativas estão tão altas e todos esperam uma enorme valorização do ETH. Se isso não acontecer, ou acontecer uma problema na blockchain poderá criar uma enorme queda.
Depois ainda à o proof-of-stake, que é um problema, uma bomba relógio, o proof-of-work é sem dúvida muito mais seguro.
Fazer alterações à pressa devido a pressões de movimentos ESG, está a correr muito mal à Europa. Foram fechadas centrais termoelétricas, nucleares e substituídas por centrais a gás, dando um enorme poder a Putin. Com esse poder de influência e financeiro está a financiar a guerra contra a Ucrânia, colocando a Europa numa enorme crise.
Vamos lá ver se não acontece o mesmo ao ETH.
Proof-of-Stake
O Proof-of-stake além de ser uma tecnologia pouco testada em blockchain de grande dimensões, o grande problema será na governança.
O ETH ainda está em processo de mudança e já aparecem os primeiros sinais, a governança está a ficar concentrada em poucos players, através de sistemas de Liquid Staking.
E se fosse no Bitcoin, seria ainda pior, por isso, eu sou um forte defensor do proof-to-work.
Eu acredito (apesar de não gostar) que a longo prazo, os principais detentores de BTC serão os Bancos centrais, bancos comerciais, exchanges, ETFs, CEFI, grandes empresas. ou seja, organismo centralizados onde os países/governos podem exercer pressões e obrigar a votar para alterar o código em prol dos próprios interesses dos governos.
Assim, para uma maior independência, a governança tem que estar separada do capital.
CBDC
A CBDC é a “pseudo” resposta dos governos contra o Bitcoin. Na minha opinião terá o efeito oposto, quando o povo perceber o potencial das CBDC, a possibilidade do controle total pelos governos, irá gerar uma corrida para o Bitcoin.
O Satoshi criou a tecnologia e a comunidade continuou a desenvolver, mas se o bitcoin agora vale mais de 3000 dólares é graças às políticas de políticos e economistas incompetentes.
As CBDC são uma arma, sim uma arma, e nuclear. A única defesa de um país contra uma arma nuclear, é ter a sua própria arma nuclear.
O mesmo acontece com as CBDC:
A única defesa contra a arma nuclear do governo é ter a arma nuclear do povo, o Bitcoin.
Eu aconselho este video ( do minuto 5:35 até 8:50), de um economista brasileiro a falar do Real Digital, a CBDC brasileira.
Regulamentação
Em cima falei da necessidade da regulamentação das stablecoins, mas os políticos só olham para os impostos e querem é regulamentar tudo por igual.
Um bom exemplo é o caso do Bloco de Esquerda, querer aprovar uma lei das mais valias em 28% a todos os criptoactivos, não faz qualquer sentido, é notório que o BE não conhece minimamente este mundo.
Isto equivale no mundo real, aprovar uma lei, que coloque TODOS os produtos de supermercado com iva de 23%, não faz sentido, porque os produtos de primeira necessidade devem ter iva de 6%.
Na opinião, a lei proposta pelo BE é inconstitucional e também viola outras leis. Se um americano trocar dólares não paga mais valias, mas um salvadorenho terá que pagar mais valias, ou seja, estamos a discriminar pessoas pela sua nacionalidade. Os políticos podem não gostar, mas Bitcoin é uma moeda oficial.
O imposto deve ser colocado consoante o produto, o mesmo terá que acontecer com os criptoactivos.
Outra irregularidade, é nos nft, que não são produtos mas sim uma tecnologia.
Se criar um livro em papel, terá um iva de 6%, mas se o mesmo livro for em NFT, teria de ter um imposto de 28%, não faz sentido. O mesmo produto terá impostos diferentes, penso que isto não é legal.
Outra área dos NFTs, e será a que mais vai crescer, são os bilhetes, onde existem IVAs diferentes, consoante o destino do mesmo.
O NTFs é como uma folha de papel, podemos criar desenhos, arte, bilhetes e muito mais. Mas com uma enorme vantagem, não pode ser falsificada, ideal para bilhetes e certificados de autenticidade.
Bitcoin verde
Para a maioria das pessoas falar em Bitcoin “verde” é uma heresia, porque os movimentos ESG e os políticos alimentam essa ideia que o bitcoin é muito poluidor, mas já não corresponde à verdade. A evolução tem sido tremenda, seria bom que todas as indústrias seguissem o mesmo caminho, mais sustentável.
Segundo dados da Bitcoin Mining Council, 58,4% da energia consumida é sustentável, mais 2,4% em relação ao trimestre anterior.
Recentemente foi aprovada uma lei no estado de Nova Iorque que proíbe a mineração com energia baseadas no carbono. Eu concordo completamente com esta lei, faz totalmente sentido, o futuro é nas energias sustentáveis. Esta lei foi criada, especialmente para evitar que empresas de mining re-activem as centrais termoelétricas de carvão.
Possivelmente outros estados poderão seguir o exemplo mas com pequenas alterações, pelo menos permitir a utilização do gás desperdiçado dos poços de petróleo para a mineração. A utilização deste gás é considerado uma energia sustentável, é queimado sem qualquer utilidade. Actualmente é uma área de forte crescimento, as empresas de mining estão a aproveitar essa queima para produzir energia e ainda reduzem a emissão de gases para a atmosfera.
Outro projeto muito interessante, criado por 3 grandes empresas, é o mining através de energia solar.
E o projeto no Quénia e muito mais.
Ganância Humana
Comecei este post a falar do colapso da Luna, ou seja, da ganância humana. O mundo cripto está a ficar cada vez mais ganancioso, só pensam em lucro fácil.
O que me levou a este mundo cripto, foi o idealismo de Satoshi Nakamoto, de criar um mundo mais justo, com menos corrupto. O problema é que todos os projectos posteriores só pensam nos lucros em detrimento da qualidade. É algo que entristece-me…
Mas a ganancia não é só do lado do desenvolvedores, mas também dos utilizadores. Como é possível, alguns(e muitos) preferirem shitcoin ao bitcoin, porque valorizam mais e acham pouco quando o bitcoin passa de 6000$ para 60000$.
Além das shitcoins, o maior cancro no mundo cripto é a alavancagem, provavelmente a principal razão para a forte queda do preço neste ciclo. A percentagem de volume de futuros é muito superior ao volume spot.
Como é possível as exchange disponibilizar alavancagem de x125, se 1x já é bastante volátil, agora imaginemos 125, é simplesmente estupido… ou seja, um casino.
Mais um ponto onde seria interessante a regulamentação, mas os políticos só pensam em impostos.