Hodl:
Essa filosofia nasceu em 2013, quando o Bitcoin sofreu com a queda de preço, o utilizador “Bitcoin Talk”, gameKYuubi, escreveu um thread que começou com a seguinte expressão: “EU SOU HODLING”. No tópico, ele referiu-se ao fato de que ele manteria os seus Bitcoins e não os venderia mesmo que o preço continuasse a cair. Na sua mensagem, ele explicou à comunidade o motivo da sua decisão, também reconhecendo que havia cometido um erro de escrita.
Esta imagem, vale mais que 1000 palavras, para descrever o que os bitcoiners sentem. Quando estamos em alta histórica, os plebes dizem que foi muita sorte. Agora estamos em pleno inverno cripto, os mesmos gozam porque perdeu uma parte significativa do valor.
Primeiro, eu não perdi nada, só perde quem vende. E nunca esquecer que 1 bitcoin = 1 bitcoin. Segundo, o bitcoin nunca se vende, apenas se troca. Vender bitcoin para ficar com dólares/euros é simplesmente estúpido, apenas é aceitavel trocar por um produto que necessites, um carro, uma casa, algo muito importante na vida.
Como tenho uma quantidade pequena de satoshi, facilita a ultrapassar esta fase, melhores dias virão. Este já é o meu 3 inverno, o tempo ajuda a superar, mas continua a ser duro, só nos resta esperar. Quem faz hodl a longo prazo, não é nada fácil, muito menos, um caso de sorte. Como alguém disse, a sorte dá muito trabalho.
Se é fácil ou sorte porque não fazem o mesmo, para ver como é? Fácil é jogar no totoloto na segunda-feira, depois de saber os resultados. Os treinadores de bancada à segunda são como os plebes do bitcoin.
Uma coisa é certa, daqui a dois anos, voltam os plebes à carga, a dizer que eu tive muita sorte…
Como tenho poucos satoshis só daqui a 10 ou 20 anos receberei os louros da minha “sorte”. Não ficarei rico, mas possivelmente vai ajudar, mas uma coisa é certa, o valor que investi em 2013, se o tivesse guardado, não dará para um BigMac em 2042.
Aviso: Todo o conteúdo é apenas a minha opinião, não representa qualquer tipo de aconselhamento financeiro.