Vamos a mais um texto reflexão, apesar de eu saber que ninguém o lê, mas gosto de os escrever para poder reler mais tarde, para acompanhar a evolução do meu pensamento.
O ano 2021 é talvez o ano mais importante da história do Bitcoin (após a sua criação), começa a superar as minhas melhores expectativas que eu tinha em 2013.
Eu sempre achei o Bitcoin um projecto tão extraordinário, com um potencial incrível, tão incrível e revolucionário que dificilmente sairia do papel, porque os governos iriam proibir, nunca aceitariam concorrência à sua própria moeda.
Mas a verdade é que os governos pouco fizeram para travar e o Bitcoin foi crescendo, crescendo até chegar ao ponto, que ‘é grande demais para cair’. Ironia do destino, era esta a frase utilizada pelos governos para salvar os bancos da bancarrota em 2007 na crise do subprime, a crise que esteve na origem da criação do Bitcoin.
As minhas expectativas foram superadas no ponto da rapidez do crescimento/adoção, foi algo inacreditável. Eu nunca esperava que acontecesse tão rápido.
Este ano destaco 4 acontecimentos incríveis:
A FED e as Stablecoin:
O presidente do FED, disse não iria proibir o Bitcoin, mas iria regulamentar as Stablecoin:
Para mim foi a notícia mais importante do ano, é um fantasma que nos acompanha há muito tempo, a possibilidade do Bitcoin ser proibido. Isto é um livre trânsito para grandes aquisições por partes de empresas, investidores e fundos.
Adesão de muita empresa e do mundo financeiro:
Ainda antes da declaração do FED, já se notava um forte crescimento da aquisição através de empresas, muitas empresas ainda tinham algum receio em investir neste mercado. Assim o crescimento será muito superior.
Bitcoin é moeda oficial no El Salvador:
El Salvador não era o país ideal para experimentar o Bitcoin, mas foi o primeiro, só temos que comemorar e esperar que tudo corra bem. Para mim o ideal seria um país pequeno, com uma enorme diáspora, a sua principal receita é o turismo e com uma moeda própria. El Salvador só cumpre 2 critérios: a diáspora e é pequeno, bom para testar a tecnologia a média escala. No projeto de El Salvador, eu encontrei dois pontos fracos, primeiro, a obrigação de receber os Bitcoin e este ano não é o momento certo.
Os comerciantes são obrigados a receber em Bitcoin, e isto é contra todos os princípios básicos do bitcoin, é a liberdade de escolha. Com a obrigação a adopção é mais rápida, mas também vai gerar ódio e protestos, quando o valor de mercado baixar, estes velhos do restelo vão surgir como cogumelos. Eu preferia a adoção de livre vontade dos comerciantes, o crescimento seria mais lento mas mais consistente. Eu também não gosto muito do presidente, não sei porquê, mas eu tenho sensação de “tiques” de autoritários, para não dizer ditatoriais.
2021 é um ano de bullrun, o valor está demasiado alto, e como vimos nos últimos ciclos, após um grande alta, existe uma queda. Essa queda vai acontecer, só falta saber o tamanho dela, e assim algumas pessoas podem perder dinheiro, no fim do próximo ano, será o ideal para os países entrarem.
Na minha opinião, a ideia do presidente de El Salvador, é ser como uma espécie de Singapura para a ásia, como a Irlanda para a UE, ou seja uma offshore da indústria do bitcoin. Com impostos muito baixos, irá atrair milhares de empregos que farão crescer o país. A ideia irá resultar? talvez… é uma jogada arriscada neste momento, mas El Salvador não tem nada a perder. Ou é agora ou nunca, porque daqui um tempo haverá muitos países interessados nestas indústrias e com muito mais capital para atrair esses projectos, nesse momento, El Salvador ficará para trás, ou arrisca agora ou nunca.
A SEC aprova o primeiro ETF de Futuros de Bitcoin:
Grande parte da comunidade concorda que é uma grande notícia, eu estou muito reticente. Mas a verdade é que os rumores nos dias anteriores à aprovação fez valorizar muito o preço. Se fosse ETF de Spot, eu sou completamente a favor, mas Futuros discordo. A principal diferença é que no Spot, o valor do ETF terá que ser igual ao valor de Bitcoins em reserva; nos ETF de Futuros só tem uma pequena parte em Bitcoin, na prática é uma outra maneira de imprimir mais moeda. Em suma, só uma parte do investimento do Futuros vão chegar ao mercado regular do Bitcoin.
O importante é que o primeiro ETF foi aprovado no mercado regulado em WallStreet, o Spot é uma questão de tempo.
O FED e SEC começam a regulamentar o Bitcoin, mas continuam a atrasar/limitar o seu crescimento. Como sabem que é muito complicado limitar o Bitcoin, vão atacar as Stablecoin, especialmente o Tether, que é um ponto fraco. Já no ETF optaram pelos Futuros, para retirar liquidez do mercado regular.
Bitcoin, pseudo-poluidor
2021 também trouxe um novo paradigma, o discurso dos antibitcoin mudou, afinal já não serve só para lavar dinheiro, agora o problema deles é que é muito poluente…
Mais uma vez, isto demonstra a falta de conhecimentos destas pessoas, não fazem a mínima ideia o que é o bitcoin.
O bitcoin é tão poluidor quanto um carro Tesla, mas ninguém contesta um Tesla… um Tesla na China anda substancialmente a carvão, é mais poluente que um carro moderno a gasolina. Mas o mesmo carro Tesla na Islândia, anda com 0 emissões de carbono. Conclusão: O Tesla não é nem mais nem menos poluente, a poluição está é na produção da energia utilizada. E o caso muito utilizado era a China, que atualmente proibiu a mineração, não por ser poluente, mas sim, porque eles estão com problemas na produção, muitas fábricas pararam a produção por falta de eletricidade, e talvez o principal motivo, eles querem impor a sua moeda digital.
Mesmo na época alta da mineração de bitcoins na China, essa mineração era feita essencial através de energia hídrica e não de carvão. Bastava ver em que províncias estavam essas mineradoras, e qual é a percentagem de energia renovável produzida nessas mesmas províncias. É verdade que a produção de energia através de cartão é elevada na China, no geral, mas não nas províncias onde estão as mineradoras. Nunca devemos esquecer, quando mais barata for a energia mais lucrativa é, e a energia mais barata é da chuva, e as monções são férteis numa parte da China.
2021 foi esplêndido para o bitcoin, esperemos que continue a crescer em 2022, mas a queda do preço será inevitável, Winter Is Coming…