Balada da panela dos batráquios

Este meme é soberbo, não existe maneira melhor para explicar como as CBDC vão penetrar nas sociedade. Os bancos centrais e governos vão utilizar o velho mito urbano do sapo dentro da panela.

Este video tem uma explicação rápida e muito simples no que consiste o caso do sapo na panela.

Para aqueles que não perceberam o FEDNow é a CBDC dos Estados Unidos da América, mas como a sigla CBDC é uma “persona non grata”, uma expressão evitável pelos governadores e bancos centrais, para eles o FEDNow ( como o Euro Digital) é proclamado como um simples sistema de pagamentos, que vai facilitar a vida dos cidadãos e combater o terrorrismo. Até poderá ser apenas um sistema de pagamentos, numa fase inicial, para permitir mais rapidamente a penetração na população, mas depois será uma pura CBDC. É como no caso dos sapos, quanto a água estiver morna todos vão entrar. Sem aperceberam a água vai aquecendo devagar, quando estiver muito quente já é tarde demais para sair da panela, já foste…

Ano após ano os cidadãos estão a perder os seu direitos e liberdades sempre com a mesma justificação, o combate ao terrorismo. Mas na prática todas essas medidas são ineficazes no combate ao terrorismo, apenas resulta a limitação das liberdades das populações. 

Será que faz sentido limitar as liberdades de toda a população, só porque alguns são incompridores? Estão a penalizar milhões de pessoas por causa de meia dúzia de gatos pingados e como o tempo provadou, todas as medidas são ineficazes, porque os terroristas continuam a existir, consegue contornar. Quem não consegue contornar é o povo, ou seja, quem compre as regras é o principal prejudicado.

É algo similar ao que aconteceu na digitalização do estado/finanças, o objectivo era para combater a grande criminalidade, a corrupção, evasão fiscal, lavagem de dinheiro e terrorismo. Mas no final de contas, estes grandes continuam a cometer crimes, têm dinheiro e conhecimento para contornar as leis, os únicos afectados com este rigor é o peixe miúdo ou os “certinhos”.

Isto levanos a outra questão, qual o verdadeiro intuito destas medidas, o combate ao terrorismo? ou limitar os direitos e liberdades dos cidadãos?

Cada um acredita no que quer, eu acredito mais na segunda, o terrorismo é apenas a justificação, a cenoura para guiar o burro.

Censura

Algo que eu já falei várias vezes por aqui, não sei se existe censura, mas se não existe algo estranho está a acontecer. Eu não consigo perceber o porquê de existirem poucas notícias sobre as CBDC, são raras. Em breve será implementada na Europa e não existe o mínimo debate público, as pessoas não estão informadas e nem tiveram liberdade de escolha… como nos tempos da velha senhora, do come e cala.

O cúmulo aconteceu com esta “conversa” da presidente do BCE, que não foi noticiada nos meios de comunicação de Portugal.

Para contextualizar, dois comediantes russos fizeram-se passar pelo Volodymyr Zelensky. A presidente do BCE estava mesmo a acreditar que estava a conversar com o presidente da Ucrânia, estava tão à vontade que saíram ideias e expressões que geralmente não utiliza em público.

A presidente do Banco Central Europeu (BCE), Christine Lagarde, admitiu em um vídeo que a futura moeda digital do banco central (CBDC) do bloco, o euro digital, servirá como uma forma de controlar os pagamentos dos indivíduos.

Deste modo, Lagarde tornou público que o BCE terá o controle da moeda digital. Portanto, poderá agir como bem entender no sistema.

Discutindo a reação ativa na Europa sobre a possível introdução do euro digital, a pessoa que finge ser Zelensky sugeriu que “o problema é que eles não querem ser controlados” por uma CBDC. Então, Lagarde reconheceu que haverá controle.

“Você tem razão. Você está completamente certo”, haverá uma “quantidade limitada de controle”.

Embora não tenha especificado a quantidade de controle, Lagarde destacou a importância de limitar a privacidade dos usuários. Isso para evitar transações pequenas e anônimas que poderiam financiar ataques terroristas ou outras atividades ilícitas.

Além disso, Lagarde expressou o seu desejo de que a Europa não seja dependente de moedas de países hostis, como a China ou a Rússia, ou de uma moeda privada de entidades corporativas como o Facebook ou o Google, que poderiam assumir a soberania da Europa.

Ela revelou ainda que o BCE priorizará o comércio eletrônico e pagamentos pessoa a pessoa (P2P) durante a primeira fase do lançamento do euro digital. Em seguida, focará em outros contextos, como lojas físicas e pagamentos do governo.” in criptofacil.com

Como é possível com estas declarações sinceras e polêmicas, onde admite que a CBDC será utilizada para controlar as pessoas, é  incompreensível não existir uma única notícia sobre isto nos media tradicionais. Como é possível?

Eu até vou mais longo, já passaram quase 3 semanas, esta senhora ainda não colocou o seu lugar à disposição ou então ser afastada do lugar que ocupa.

Portugal

Eu estou muito descrente para Portugal, a população está muito pouco informada e é muito pouco próactiva, basta um pequeno incentivo e vão todos aderir em massa. Como aconteceu com o número fiscal nas facturas, bastou o estado oferecer uns carros.

Quero tanto estar errado, mas a realidade é que nós somos tanto os sapos. Os portugueses só vão manifestar/mexer quando o cash deixar de circular, neste momento mais de 98% da população já está dependente da CBDC e já é tarde demais para mudar algo.