O Bitcoin está a causar uma grande disrupção, não sei se é a maior de todos os tempos, mas certamente será a mais difícil e complexa de ser realizada. Os bitcoiners costuma comparar com outras novas tecnologias disruptivas do passado, como a eletricidade, o automóvel e a internet. É incrível, observar a reação das pessoas a essas novas tecnologias, como neste vídeo a falar da internet/email. As pessoas a falar a primeira vez da internet, a criticar e que nunca iriam utilizar, tudo isto não passa do medo do desconhecido. Ver agora os vídeos até dá vontade de rir, o discurso era simplesmente ridículo nos nossos olhos, na altura era a realidade da maioria da população. Mas este discurso é muito similar ao que acontece agora por parte das pessoas anti-bitcoin.
Na prática estas revoluções colocavam duas indústrias em conflito, onde as indústrias dominantes colocavam medo na população através da desinformação e pressionavam os governos para impedir/restringir as indústrias emergentes, com uma nova tecnologia. Como a indústria das velas transmitia a mensagem que as pessoas iriam todas morrer eletrocutadas, hoje em dia é quase impossível viver sem eletricidade.
O similar aconteceu com os vendedores de carroças, não queriam os automóveis porque iriam atropelar muitas pessoas e iria eliminar muitos postos de trabalho. Anos mais tarde foram os correios tentaram impedir os email porque iria destruir o seu negócio.
Estas “antigas revoluções” têm em comum o conflito entre duas indústrias privadas, os governos era o “arbitro”, era indiferente ser uma ou outra indústria. Só que o bitcoin é bem diferente, é o conflito direto com o árbitro, entre a moeda do estado(tecnologia dominante) e uma tecnologia (emergente) pública/sem dono/descentralizada. Ou seja, é uma batalha desigual, de uma lado o poder absoluto e do outro lado a ausência do mesmo, um David contra Golias.
Para acentuar a diferença, estamos a falar de dinheiro que indiretamente influencia toda a economia, todas as indústrias e claro os governos. Os governos não vão querer perder o toque de Midas, a possibilidade de imprimir dinheiro infinitamente, de usar e abusar a moeda como uma arma contra outros países, até mesmo contra a seu próprio povo. Por isso esta guerra vai ser tremenda, o governo vai fazer tudo para não perder o seu monopólio, quando eu falo em tudo, é mesmo tudo…
Ainda só estamos no início desta guerra e os EUA não tiveram qualquer problema em falir/fechar dois bancos no último mês, com o único propósito, combater o criptomoedas. Na Europa, EUA, Canadá, Reino Unido já existem muitas limitações no acesso, os bancos estão a impedir/limitar os movimentos com as corretoras. Está a acontecer algo que eu nunca imaginei na minha vida, uma política de controlo de capitais nesses países. Eu sempre pensei que isto só acontecia em países do 3º mundo ou países com graves crises económicas.
O BCE já criou leis para proíbe transações superiores a 1000€ em bitcoin.
A repressão regulatória, na Europa e nos EUA, levaram ao fecho “voluntário” da LocalBitcoin e da PaxFul nos últimos meses, duas entidade que permitiam a as transações p2p. Também criam impostos obscenos sobre a mineração que a tornam inviável economicamente.
É curioso que os governos utilizam o mesmo estratagema das indústrias de velas, divulgando informações falsas e muita desinformação, para manipular e colocar medo nas populações, para estas não o utilizarem.
A CBDC será outra medida para combater o bitcoin, para controlar/monitorizar todos os movimentos monetários das pessoas e assim impedirem as suas transações. Os governos preferem prescindir da liberdade dos seus cidadãos em prol da tentativa de combate ao bitcoin.A presidente não tem qualquer problema em dizer que vai utilizar a CBDC como uma arma, devia preocupar-se mais em cumprir o seu dever, a politica monetária, a inflação e não fazer terrorismo monetário.
“The European Central Bank will make their digital money available to use “at the cheapest possible cost, possibly at no cost for the most basic functions.”” Christine Lagarde
Eu sou pessimista por natureza, mas eu acredito que não falta muito para uma repressão ainda mais severa, como a criminalização da posse e da transação de bitcoin, semelhante à Ordem Executiva 6102.
Mas o tiro pode sair pelo culatra (o meu desejo), as pessoas vão perceber o verdadeiros motivos da criação das CBDC, o controlo de liberdades civis, créditos sociais, uma escravatura moderna e só nesse momento a generalidade das populações vão perceber o verdadeiro valor do Bitcoin, finalmente vão entender que valor é diferente de preço e esse preço será bem mais alto que agora. Só espero que não seja tarde demais…
Rampas de Acesso
Os bitcoiners costumam dizer que é impossível proibir o bitcoin, tecnologicamente é verdade, mas na prática os governos através da criminalização, não acabam mas vai abalar, o número de utilizadores e o preço vão cair drasticamente, mas o valor ficará intacto ou reforçado. Vai acabar com o Bitcoin? NÃO, apenas vai atrasar o crescimento, será como uma fénix…
O bitcoin ainda tem um ponto fraco, as rampas de acesso e os governos sabem disso, por esse motivo fecharam os dois bancos, os dois serviços de p2p. Neste momento ainda estamos muito dependentes dos sistemas de pagamentos do legacy, como SEPA, VISA, Paypal entre outros, existe uma forte centralização e dependência. O bitcoin necessita de dispersar muito mais pelo mundo, estar presente em todas as cidades, vilas e aldeias do mundo, para permitir a existência do verdadeiro p2p, aquele feito pessoalmente/fisicamente, sem a utilização de sistema de pagamentos legacy. Em vez de meia dúzia de mega empresas, necessitamos de milhões de pessoas que estejam disponíveis a fazer trocas de FIAT-Bitcoin, dispersos por todas as cidades, a pura descentralização.