Ontem e hoje estou com uma sensação muito estranha, muito ambígua, nem sei como descrever.
Na última semana dois bancos nos EUA colapsaram, isto pode ser o início de uma enorme crise, uma crise sem precedentes. Há anos que eu falo de uma enorme crise na banca e respectivamente na política monetária. Eu sempre falei disso e muita gente não acredita em mim e outros até consideram-me chalupa, eu sei disso…
Por isso estou com aquela sensação ambígua, ao mesmo tempo eu quero a crise para provar a todos que eu tinha razão, que não sou chalupa; mas por outro lado eu não quero a crise, porque sei que os seus efeitos serão dramáticos a nível global, especialmente nos mais pobres.
Quem criou e promove este sistema monetário fraudulento, sabe como ele funciona, possivelmente será o menos afetado pela crise, porque eles estão preparados para a possibilidade de acontecer algo. O que não acontece com a maioria das pessoas, que não sabem o que é reserva fracionária, não percebe o que é expansão monetária e não sabe a verdadeira origem da inflação.
O alto juros dos Bonds estão a secar a pouca liquidez existente nos bancos devido à reserva fracionária, e estão a levar os bancos ao colapso. Se é agora, não sei, mas a crise será inevitável, com a impressão de dinheiro já adiamos várias vezes, estamos a empurrá-la com a barriga. Quanto mais tarde, pior será.
Para os aficionados do Bitcoin, não pensem que estão protegidos, no curto prazo também vão sofrer, o pânico e a irracionalidade nos mercados será generalizada, todos vão ser afectados. Mas eu acredito que a médio prazo o Bitcoin vai provar o seu valor e rapidamente vai recuperar e superar, como aconteceu no crash no covid.
Amanhã será um dia crucial, o que o FED vai fazer ao banco, se vai deixar falir ou bailout? Será que vai haver contágio a outros bancos? Será que haverá ou não corrida aos bancos pelos depositantes? Será que vão ligar as impressoras?
Para finalizar, eu prefiro ser chalupa num mundo feliz, do que ter razão num apocalipse.
“Ignorância é uma dádiva, talvez seja mais saudável viver no mundo das ilusões e futilidades cotidianas, não tendo acesso a reflexões profundas, mas fazer o que, é inerente ao ser caminhar ao desejo, infelizmente eu gosto da realidade, triste, libertadora e odiável realidade pela qual me apaixonei.” Dante Belfort