Em toda a história, houve inúmeras moedas de reserva global, mas todas elas tem o mesmo destino, perder a sua dominância e substituídas.
Nos últimos 6 séculos, duraram por volta de 100 anos, curioso ao não, o dólar já atingiu essa marca, quanto tempo mais vai resistir.
Terceira
A guerra da Ucrânia foi o acelerador e ao mesmo tempo o ponto de não retorno, do fim da dominância do dólar como moeda do comércio internacional.
Como eu já tinha escrito, o início da ascensão do Bloco do Oriente, seria liderado pela China e a principal candidata para moeda desse novo bloco, é o renminbi(Yuan), a China já está dando os primeiros passos, dando uma facada no sistema petrodólar.
Um importante vídeo sobre os avanços do renminbi.
Nesta primeira fase a China está a procurar a sua “independência” do dólar nas importações de commodity, com a Rússia já paga com renminbi, agora falta a zona arábica.
Ao conseguir a independência e ao mesmo tempo abre caminho para outros países utilizarem o renminbi no comércio mundial.
A segunda fase será, usar o seu poder de influência, e “obrigar” os outros países do bloco a também a usar a moeda. A China vai aproveitar o poder de ser a fábrica do mundo, devagarinho vai obrigar as exportações a serem pagas em renminbi, primeiro para os países do bloco, depois vai quer alargar ao países neutros e aqui inicia a guerra de influência e económica com os EUA.
Com a queda da dominância do dólar e a ascensão do renminbi, o radicalismo entre os blocos vai aumentar até que os países de um bloco se recusem a usar a moeda do outro bloco. O comércio entre países de blocos diferentes poderá até reduzir, mas haverá sempre, mas como será pago?
Aí vai ser necessário, surgir uma 3º moeda, uma moeda neutra. A meu ver, apenas existem 3 possíveis candidatos: Franco Suiço, Ouro e Bitcoin.
O Franco Suiço, apesar de a Suíça ser um país historicamente neutro, mas a moeda não é, está dependente de um país. Mas esta guerra colocou o ponto final na neutralidade da Suiça.
O Ouro é global, mas devido a problemas de portabilidade e de divisão, impossível a sua utilização como moeda. Existiria a possibilidade de ser criado um token sintético lastreado em ouro, mas o problema está, onde colocar as reservas e as mesmas poderiam ser confiscadas ou ludibriadas como em Bretton Woods. Num mundo com desconfiança generalizada entre os países, ninguém vai colocar o seu dinheiro, sob a guarda de um terceiro. Assim o ouro não é solução.
Assim, só poderá ser o Bitcoin, é uma moeda global, totalmente independente e descentralizada.
No caso extremo, o comércio entre países do bloco ocidental será o dólar, o comércio entre países do bloco do oriente será o renminbi e o comércio entre países de blocos diferentes será o bitcoin.
Segunda
Eu também acredito que o bitcoin será a segunda, está aqui a minha opinião mais completa, não vale a pena repetir aqui.
Primeira
Assim o bitcoin será a terceira moeda no comércio internacional e segunda principal moeda em cada país, facilmente será a principal moeda do mundo, a mais utilizada.
Bitcoin será a terceira, segunda e primeira moeda ao mesmo tempo e em todo o lado, será omnipresente.