Hoje deixo aqui um post de esperança, neste primeiro dia do ano de 2023.
Os dados do Google Trends são uma esperança, os dados são referentes ao números de pesquisas no Google por How to Buy Bitcoin?.
É muito bom ver o Bitcoin a crescer sobretudo na África, especialmente no países com o Franco CFA e seus vizinhos. É em África, America do Sul/Central que existe mais procura por bitcoin, também são eles que mais precisam dele, devido à fortes inflações e à tirania. Foi isto que eu vi, ou sempre que eu sonhei, quando conheci o Bitcoin, faz este ano, 10 anos. Eu não quero saber se os governos tornam ou não o bitcoin com legal tender, eu quero é vê-lo a ser utilizado em massa pelo povo, especialmente os mais pobres. Mais tarde ou mais cedo, os governos não terão alternativa, terão que usar o bitcoin, a lei de Gresham não falha.
Estes dados tem outra curiosidade, nós maximalistas durante anos fomos ridicularizados, quando falávamos da adoção em África, vinha sempre o mesma pergunta: Como é que os africanos iam utilizar sem internet? Além de ser uma pergunta racista, em termos de desenvolvimento em África e especialmente nos centros urbanos não estão tão atrasamos como os europeu pensam, o desenvolvimento chegou lá… A taxa de adoção de telemóveis é muito grande, enquanto nós utilizamos o telemóvel para pagamentos como comodidade, em áfrica é uma necessidade, porque não existem banco. O Bitcoin vai permitir bancarizar milhões de pessoas, que nunca teria a possibilidade de acesso a a uma conta bancária. Ah, respondendo à pergunta, já não é necessário ter internet para fazer pagamentos em Bitcoin, basta a rede GSM, ou um simples SMS, nem necessário um smartphone, basta uma dumbphone, que existem ao magote em África. Para quem duvidar, pesquise por Machankura 8333.
Nós zona euro, EUA, Canadá, Japão, vulgo países com moedas fortes( que de fortes não tem nada, apenas são menos fracas) sofremos muito menos com a inflação, não sentimos tanta necessidade. Para este grupo de cidadãos o bitcoin é apenas um produto especulativo. Desde que o euro foi criado, é o primeiro ano com inflação alta, possivelmente o primeiro de muitos.
Mais tarde ou mais cedo, os europeus e os norte-americanos vão perceber o real valor do Bitcoin.
Adenda: Este parte do artigo foi adicionado a 16 de Janeiro, achei o gráfico muito interessante e faz todo o sentido inclui-o aqui.
A Adoção mundial do Bitcoin, a autêntica, o motivo pela qual o bitcoin foi criado.